VISITAS

Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010


ESTUDO DE
EVANGELISMO
E MISSÕES

Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Evangelismo: Vem do termo grego “evangelion” que significa “boas novas”; trazer ou anunciar as boas novas; as boas noticias. E um termo do resumo final de toda mensagem do cristianismo (Mc 1.1; 1 Co 15.1).


1.Definições

Evangelizar:

Evangelizar é transmitir a verdade que liberta e transforma aquele que recebe Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

Evangelizar pode ser definido da seguinte forma:

* Testemunhar de Cristo os perdidos,
* Levar os perdidos a Cristo,
* Integrar mais vidas na tarefa de como ganhar almas,
* Conscientizar a estar preparado para o retorno de Cristo.

Missão:

Vem da expressão latina missione, do verbo mittere; significa ação, tarefa, ordem e compromisso. No sentido evangelistico, e a transmissão consciente e planejada das Boas-Novas de Cristo além das fronteiras nacionais e culturais. E também a tarefa da Igreja enviar missionarios por todo o mundo para anunciar o Evangelho de Cristo.
O termo no grego corresponde a palavra apostole que em portugues e
“apostolo” que significa “alguem enviado para realizar algo (missão –tarefa), no intuito de atingir um alvo especifico.

Missionário: O termo apostolo e o mesmo que missionario no latim, ou seja, aquele que e enviado para abrir um novo trabalho evangelistico.

2. Bases Bíblicas de Missões

A Biblia e um livro missionario. A Biblia da a ordem, a mensagem, o modelo e a autoridade de como ganhar almas para Cristo.

Missões no Antigo Testamento


- O pecado se multiplicou a tal ponto que o homem se esqueceu do Criador (Gn 6.5).

- Deus jamais desejou destrui-lo, porque havia uma promessa redentora desde os tempos do Eden (Gn 3.15).

- Por se multiplicar a maldade no coração do homem, aparece no cenario que prevalecia a maldade, o pregoeiro da justica Noe. Depois Deus chama a Abraao (Gn 12.1-3).

- Deus usou a vida de Abraao para criar um povo escolhido e que este povo abençoasse outros povos da terra e fez-lhe uma promessa:

“Ora, o Senhor disse a Abrao (Abraão): Sai-te da tua terra, e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farte-ei uma grande, e abencoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu seras uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as familias da terra.” Gn 12.1-3

A promessa de Deus feita a Abraão se divide em duas partes:

a
) As estrelas representam a descendencia espiritual –Gl 3.29,
b) A areia da praia simbolizam a descendencia natural de Abraão –Gn 12.2,3. O Povo de Israel – Sl 67.1
O povo israelita foi escolhido por Deus para fazer conhecido o nome do Senhor a todas as nacoes da terra, para testemunhar as grandiosas obras do Senhor e preparar o caminho da chegada do desejado das nacoes – Jesus Cristo.

Deus utilizou um metodo para Israel cumprir sua missao de atrair as nacoes para Ele.

Este metodo e definido como missao centripeta, servia como ima espiritual que atraisse os povos de outras nacoes a fim de leva-las a obediencia das leis divinas.

O plano missionario de Deus para Israel era:

* Proclamar Seu plano de abençoar as nações (Gn 12.1-3)
* Participar do Seu sacerdocio como agente dessa benção (Ex 19.4-6)
* Provar o proposito divino de abençoar todas as nações (Sl 67)

Missões no Novo Testamento:

- O Novo Testamento e um livro de missões. Jesus designou a sua igreja evangelizar todos os povos. Assim como Israel tinha uma missão de atrair os povos para as leis divinas (missão centripeta), a igreja recebeu a missão de levar a Palavra de Deus a todos os povos.

- A natureza da missão da igreja e centrifuga, isto requer da igreja levar as boas novas de Cristo as nacões.

A Missão Centrifuga da Igreja:
Ir para fora – levar o Evangelho para todos os povos.

3. A Grande Comissão:

“Chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: E me dado todo o poder no céu e na terra.Portanto ide e fazei discipulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do seculo.” Mateus 28. 18-20.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado sera salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demonios; falarão novas linguas; pegarão em serpente; e quando beberem alguma coisa mortifera, não lhes fara mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão.” Marcos 16.15-18.

“Ele lhes disse: Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1.7-8

4. O Mandado de Jesus:

“Portanto, ide e fazei discipulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, ate a consumacao do seculo.” Mateus 28.19,20.

Podemos notar neste texto:

a) Uma ordem: “Ide” a todos os lugares. Nao foram dados somente aqueles discipulos de epocas remotas, mas para toda a Igreja em todos os tempos e eras. Esta ordem foi dada com autoridade (At 1.8)
b) Uma acao com responsabilidade: “Pregai” o evangelho.
c) Uma promessa: “Estou convosco”. A certeza que Deus esta com aqueles que atende o seu chamado, e tem a prova de que os sinais e prodigios acontecem.

O significado do Ide (gr. poreu?)

* Caminhar constantemente,
* Iniciar a jornada,
* Partir para a vida,
* Seguir alguem, isto e: tornar seu seguidor,
* Conduzir ou pedir pela vida da alguem,

5. A Grande Tarefa:

* Fazer Discipulos,
* Ensinar a guardar a Palavra,
* Pregar Evangelho,
* Batizar,
* Receber poder do Espírito Santo,
* Mostrar Sinais,
* Testemunha.

6. Alvo e Tempo da Tarefa:

* Todos os povos
* Toda Criatura
* Tempos e epocas estabelecidos pelo poder do Pai.

7. Em qual lugar:

o Todo o mundo
o Jerusalém (Local)
o Judeia (Regional)
o Samaria (Outras Regioes)
o Confins da Terra (Lugares Remotos)
– Paulo tinha desejo de ir a Espanha - Rm 15.23, 24, 28.

8. Estratégia Missionária

- Estrategia significa concordar na forma para alcançar certos objetivos.

- Estrategia missionaria e a forma que o corpo de Cristo caminha para obedecer ao Senhor e estar de acordo com os objetivos que Ele nos determina.


Fonte: http://www.profetico.com.br/portal/index.php/200907212277/Estudos/Missoes/estudo-de-evangelismo-e-missao.html


::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::

Nenhum comentário:

Postar um comentário