VISITAS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010


MORDOMIA
DE MISSÕES
Mateus 28:18-20




INTRODUÇÃO

– Assim como o homem usou indevidamente seu livre-arbítrio para permitir o domínio do pecado, também terá de usá-lo para se libertar dessa escravidão.

- Porém, para efetuar sua escolha, deverá conhecer as seguintes opções: vida ou morte eternas; salvação ou condenação. Por isso Cristo formou discípulos e os comissionou para anunciar ao homem que existem apenas dois caminhos(Mt.7:13): crer para salvação ou descrer para a condenação(Mc.16:16).

- A Grande Comisão é a sublime expressão da soberana vontade de Deus e a razão da vinda de Cristo – a salvação do homem.

- É importante nos concientizarmos de que é Cristo quem está falando. Não o morto, mas o ressurreto, a quem o Pai deu poder sobre todas as coisas.

1) “IDE...”

- Apesar do verbo IR no português está no imperativo, porém, no grego, a língua original, está no gerúndio, mostrando que a ação está em andamento.

- Então, a tradução correta é “ e indo...”, ou “quando estás indo...”, ou ainda “enquanto ide...” , Este fato não afeta a importância e o impacto da ordem de Cristo, pois mostra que o “ir” da igreja é automático. Cristo já conta com a igreja “indo”, e não aguardando que vá.

2) “FAZEI DISCÍPULOS...”

- Qual o motivo pelo qual a igreja está indo?

- A resposta é: FAZER DISCÍPULOS. Este sim é o imperativo da Grande Comissão! A mensagem central de toda atividade da igreja.

- O que é um discípulo?

- Para Jesus é todo aquele que o recebe como Salvador, é batizado e guarda todas as coisas que Ele ordenou, incluindo a comissão de fazer outros discípulos(v.20).

“Fazei discípulos...” não é meramente pregar o Evangelho e abandonar o convertido à sua sorte.

Como fazer discípulos?

INDO – ir ao encontro de pessoas que necessitam ouvir a mensagem do Evangelho.

BATIZANDO – As pessoas que crerem no Evangelho deverão ser trazidas à igreja para que pelo batismo em obediência à Palavra de Deus sejam arraigadas à mesma.

ENSINANDO – Essas pessoas devem ser treinadas a agir da mesma forma.

3) “...DE TODAS AS NAÇÕES...”
- Essa tarefa não poderá estar limitada por quaisquer fronteiras: sejam geográficas, políticas, culturais, etc.
- As nações da terra são a “matária-prima” para a formação de discípulos de Cristo. Deus olha para o homem como um todo, mas ao mesmo tempo considera-o uma pessoa.

4) “...BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO...”

- Como parte do processo de fazer discípulos, o batismo é a demonstração pública e simbólica da entrega total do convertido que se põe, incondicionalmente, sob o senhorio de Cristo.

- A preposição “em” significa “dentro”, “para o interior de”. Está indicando que os discípulos ao serem batizados devem ser introduzidos, pelo batismo, para o interior de Deus, fazendo parte dEle.

5) “...ENSINANDO-AS A GUARDAR TODAS AS COISAS QUE VOS TENHO ORDENADO”.

- Discípulos são formados atavés do batismo e do ensino. Este último é a parte que leva mais tempo em todo o processo.

- A igreja não pode errar, afirmando que Deus não quer quantidade, mas qualidade, ou vice-versa.

- Deus quer tanto quantidade como qualidade.

6) “E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ À CONSUMAÇÃO DO SÉCULO”.

- Os discípulos não fazem a obra evangelizadora sozinhos. Cristo está com eles todos os dias, em todo o tempo, para ajudá-los na tarefa. Esta promessa é condicionada à Grande Comissão.

CONCLUSÃO

O agente da evangelização mundial é a Igreja de Cristo, orientada, capacitada e impulsionada pelo Espírito Santo de Deus.

- Sejamos discípulos de Jesus e não apenas adeptos ou simpatizantes do Cristianismo!

Estejamos conscientes de que sempre haverá o que fazer. AMÉM!!!


AUTOR: Pr. José Pinto de Oliveira Filho



::::::::::::::::::
::::::::::::::::::



Nenhum comentário:

Postar um comentário